TREINAMENTO INDIVIDUALIZADO E SUA IMPORTÂNCIA

Nos dias atuais passamos muitas horas do dia realizando trabalho repetitivo e com posturas erradas, adquirindo muitos malefícios posturais, como dores na lombar, na cervical e no joelho por exemplo. Ou até mesmo doenças crônicas adquiridas pelo nosso estilo de vida sedentário e má alimentação, podendo desenvolver hipertensão, diabetes, obesidade, entre outras.

Quando paramos para pensar que todas nossas escolhas atuais podem interferir na nossa velhice ou até mesmo durante nossa vida infantil e adulta, é importante pensarmos em estratégias de facilitação para mudarmos o nosso estilo de vida, de modo que seja algo permanente. O treinamento individualizado pode ser um meio de facilitação, pois terá um profissional capacitado para acompanhar o seu treinamento e suas necessidades. Primeiramente, precisamos de uma avaliação diagnóstica clínica e funcional, onde o profissional irá conhecer o aluno, suas limitações e objetivos. Durante os treinamentos é preciso ajustar a biomecânica dos exercícios aos alunos, corrigir constantemente a postura durante a execução, periodizar o treinamento, mudar o volume de treino, ajustar as cargas e pausas e principalmente respeitar o limite de cada um.

Ainda, são muitos fatores que devemos levar em consideração para que o aluno não sinta dores ao realizar o exercício e, não venha a se machucar, ou até mesmo não piore um quadro doloroso já diagnosticado.

De acordo com Mazzetti e colaboradores (2000), verificaram dois grupos em um treinamento de musculação, sendo um supervisionado e o outro não. Os resultados mostraram melhora significativa de força e ganho de massa magra no grupo supervisionado. Agora podemos imaginar que se fizermos o treinamento supervisionado mais individualizado podemos obter melhores resultados.

Com o treinamento assíduo e o comprometimento do Profissional de Educação Física juntamente com o aluno é possível fazer um treinamento seguro e eficaz em busca dos objetivos.